sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Notícias prancha amsler: 30-out-2009 LENDAS DO ARPOADOR - O FESTIVAL

@migos,

Como antecipei, no fim de semana passado ocorreu no Arpoador um encontro da primeira geração de surfistas do Rio de Janeiro e talvez do Brasil, desde os anos 60, preenchendo uma lacuna. Todo esse grupo jamais havia se reunido para ser homenageado.

É uma pena que este histórico acontecimento passou em branco para nossos maiores jornais e para a maioria de nossos meios de comunicação da mídia do Surf.

O Festival Lendas do Arpoador foi um sucesso: palanques bem montados, sistema de som de primeira, com músicas que marcaram uma época, mostra de pranchas - verdadeiras relíquias apresentadas pelo museu de surf de Cabo Frio e pelo Monarco de Saquarema -, serviço de lanches e bebidas com requinte de toalhas floridas nas mesas, cronograma de eventos sem atraso e premiação à altura da competição e dos competidores - pranchão do Daniel Friedman pros primeiros, além do troféu - belíssimas réplicas de pranchão - e ainda um kit de praia.

Cabe aqui ressaltar que as ondas, embora pequenas, tinham boa formação, permitindo altas manobras, e que os competidores se confraternizaram o tempo todo, com o público presente e principalmente com os convidados, lendas vivas deste esporte que tanto amo.

Ao meu lado, direito e esquerdo, Penho e Maraca. Os dois mereciam essa homenagem
Durante o evento tive ainda a oportunidade de conversar com as minhas maiores referências no surf aqui no Brasil - Penho e Maraca, caras muito maneiros.

Eu participei na categoria pranchão Super Legends e tive novamente a chance de surfar na final com grandes amigos de surf, Mudinho, que foi o campeão, Otávio Pacheco, que ficou com o segundo lugar, e Chico Paioli, que ficou em terceiro. Fiquei com a quarta colocação, que por curiosidade, segundo o critério das duas melhores ondas surfadas, Chico e eu terminamos empatados, sendo então utilizado o somatório das ondas restantes como forma de desempate.

Meu irmão brother Sergio competiu na categoria Pranchão Legends, vencida pelo Daniel Friedman, Sefton ficou em segundo e Calmon em terceiro. Sergio ficou com o quarto lugar.
Friedman, nose riding do CAMPEÃO de pranchinha & pranchão
O Daniel venceu também a categoria Legends pranchinha, tendo doado as pranchas que ganhou; uma pro Penho e outra pro Maraca. Daniel é mesmo o cara.
Uma curiosidade deste evento foi que dentre os finalistas vários são shapers ainda na ativa, como Mudinho, Otávio, Daniel, Kronig, Pastor e eu, claro.
Carlos Mudinho, legítimo hang ten do CAMPEÃO SUPER LEGENDS
Pra finalizar, não poderia de jeito algum deixar de parabenizar mais uma vez pelo fantástico Festival aos incansáveis produtores Wady e Sabba (nosso surfista/animador de TV). Sou muito agradecido aos meus grandes parceiros de surf, Daniel Friedman, que me empresta sempre seu quarto de shape em sua oficina, e Ítalo Marcelo Capacete, que tão bem encapa minhas pranchas.
Dedico mais este pódio a minha filha Olivia, incansável atrás das lentes, e ao meu filho Anddy, também incansável "cady", carregando minha prancha e de meu irmão pra cima e pra baixo o tempo todo.
Por último, ufa! homenageio a minha mulher Beth, sempre ao meu lado incentivando-me incondicionalmente.

Agora fica a esperança de que tenhamos a reedição no ano que vem.
Vejam a seguir uma edição dos melhores momentos, a meu ver!

Boas Ondas.
Yso Amsler


6 Comentários:

Às 1 de novembro de 2009 às 14:36 , Blogger Xupacabr@ / Hallcox Hall / Laudelino Lima disse...

É Yso, país estranho o nosso... um evento como esse em qualquer lugar seria de parar o dia, com transmissão ao vivo e tudo o que for de direito. Afinal, são as lendas vivas de uma época mágica... infelizmente tive que trabalhar, já tinha separado a câmera e a filmadora, tinha assuntos pra resolver com o Telmo e o Mudinho... mas c´est la vie.

Tenho o desprazer de ver a mesma situação com os nossos ex-combatentes, verdadeiros heróis que deram suas vidas para que hoje possamos ter liberdade... e definham na dolorosa obscuridade do esquecimento...
A nossa mídia é assim, só publica o que for pago ou o que for vender, exclui-se o que for triste e deplorável... esses são de graça...

 
Às 19 de novembro de 2009 às 14:27 , Blogger Alex disse...

To Amsler Family, of fine surfriders and board makers + master legends......

Achei que com o Daniel Saba na organização que conhece todo mundo e mais alguem vcs. tivessem mais exposure, afinal a base o começo de tudo a história a geração precursora, o inicio de um boom esportivo aquatico sem precedentes, Campeonatos, premios de nossos representantes brasucas nos 4 cantos do mundo, com a nata do surf mundial, ou esse povo ta esquecido e com memória curta, ou a nova geração sofre de alzheimer, ou nossa midia de acordo com a governança esta em outra..very sad

Minha opinião aos brothers Amsler, e a todos surfistas amigos das antigas primeiro é um repeteco deste Campeonato ano que vem e descolar alguém para fazer um Documentário do evento e dos surfistas ( elas e eles)da época do começo do modus vivendi de uma geração que curtia o Surf, pelo Surf pela natureza pelas surftrips pelos amigos, uma época sem saudosismo onde um tubo um green room valia mais que mil sessões de terapia ou mais que um Maracana chapado, outras épocas outros valores, o Surf continua dependendo do swell e de outras variáveis mas os surfistas tirando a pseudo semelhança das gerações antes, agora e depois tem que ter uma história com começo meio e continuação. Sem legends sem pioneiros sem lembranças tudo fica meio capenga e sem raizes, sem este papo de endeusar ninguém mas o conjunto do inicio do surf seja onde for neste litoral brasileiro maravilhoso tem coração tem alma de histórias de surf e surfistas fantasticas e isto não pode ser efemero isto tem que ser e estar registrado, documentado, sacramentado como os melhores anos de muitas vidas que vaguearam pelas ondulações do H20 salgado e quiças eterno....aloha

 
Às 19 de novembro de 2009 às 16:16 , Blogger Sergio Amsler disse...

Aloha Mano Brother!!!

Que festa e que confraternização !!!
Foi super emocionante encontrar nossos companheiros de quatro décadas de surf, passando por Arpoador, Pier, Saquarema e as aventuras além Praianha...show de comemoração !!!

Sempre será um prazer surfar contigo por aqui no Brasil e por ai fora, picos como Santa Catalina, Pavones, Sunzal e tantos outros pelo Hawaii etc...

Agora também nos campeonatos com nossas famílias no jeito Amsler de Surf !!!

Parabéns pelo documentário que retrata esta festa das Lendas do Arpoador que nos felicitou todo tempo !!!

Mahalo Nui Loa

Sergio Amsler

 
Às 19 de novembro de 2009 às 17:02 , Blogger Unknown disse...

Parabens Sergio & Yso !!!
Nao so' por participarem do evento mas principalmente pelas colocaçoes ,
dobradinha no 4o lugar !!!
Wooohooo , show !!!!

Um grande abraço do amigo

Bruno "Soul Surfer"

 
Às 6 de dezembro de 2009 às 11:53 , Blogger Italo Marcelo disse...

Yso, sua produção é tudo!!!!! As fotos estão ótimas.
bjs
Regina/Capá

 
Às 9 de dezembro de 2009 às 13:36 , Blogger cesar disse...

A festa foi muito bonita o Wady e o Saba realmente, foram muito felizes nesta justa homenagem as Lendas do Arpex.
Parabéns a todos!
E um parabéns especial aos brothers Amsler que fizeram bonito no Campeonato.
Mas me aguardem no próximo....
Abs
Cesar
Ps: Ufa!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial